14/9/10

Polaris, historias do círculo do urso.


Dados meteorológicos do Cabo Thordsen, Spitsbergen, durante o primeiro Ano Internacional Polar.
Dois mil e sete é o ano do quarto ano internacional polar. A ideia de um programa, coordenado e multinacional, de estudos científicos sobre as regiões polares surgiu na segunda metade do século dezanove. Teve como principal impulsionador o austríaco Karl Weyprecht, membro da expedição austro-húngara liderada por Julius Von Payer. Para saber mais sobre o primeiro e sobre o quarto ano internacional polar, nada melhor que pular até aqui e aqui.

***********************************************************************

Smith Sound, October 15, 1872. In Hall's Narrative of the North Polar Expedition.


O lugar da Casa Polaris, fotografado em 1881, no âmbito do primeiro Ano Internacional Polar.

(...)

Buddington assumiu a chefia da expedição e decidiu regressar a casa. Sem Hall, a expedição já não fazia sentido. E já não havia vontade em continuar para Norte. Faltava apenas que o espesso gelo derretesse e deixasse o Polaris navegar, o que acabou por acontecer em Agosto de mil oitocentos e setenta e dois. Finalmente, a lenta marcha rumo a casa, rumo ao Sul. Porém, a chegada do Outono desse ano foi violenta. A quinze de Outubro, a tempestade ataca um Polaris já fragilizado. Os ventos fustigam-no sem parar. E o gelo que o envolve ameaça esmagá-lo. A tripulação começa a retirar do navio os mantimentos, os cobertores, as roupas, os kayaks e as tendas. Tudo está agora num chão de gelo. E o chão do gelo parte-se. Parte-se mil vezes em mil bocados, deixando dezanove tripulantes a flutuar num tapete branco, deixando dezanove tripulantes a olhar o Polaris a desaparecer no horizonte, sem lhes responder aos acenos. Na imensidão do mar fica George Tyson na companhia de sete marinheiros, um cozinheiro e as das famílas de Ebierlung e Hansen. Três dias depois começava a longa noite polar.

(...)

Gran blog sobre el círculo de los osos, el Ártico. arriba dejo un par de entradas y aquí debajo una par de imágenes naif y entrañables realizadas por algunos de los viajeros que por allí pasaron:

John Ross, A Bear Plunging Into the Sea, 1818.


George Back, Boats in a Swell Amongst Ice, August 24, 1826.

No hay comentarios: